- Início
- ESPECIAL 17 DE SETEMBRO
- LIVRO A RIQUEZA DAS NAÇÕES - Adam Smith
- LIVRO DE NELSON MANDELA
- LIVRO DE ECONOMIA JURÍDICA-LETÁCIO JANSEN
- LIVRO DE SUN TZU
- LIVRO DE SOCIOLOGIA - Carlos Benedito Martins
- LIVRO DE ECONOMIA - SAMUELSON NORDHAUS
- LIVRO DE PSICOLOGIA
- LIVRO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- LIVRO
- NOÇÕES DE ECONOMIA
- NOÇÕES DE PSICOLOGIA
- NOÇÕES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
- NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
- NOÇÕES DE SOCIOLOGIA
- NOÇÕES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
- NOÇÕES DE DIREITO
- PUBLICIDADE
- GALERIA DA COMISSÃO DE GESTÃO DA BIBLIOTECA
- INSCREVA-TE PARA RECEBER LIVROS NO SEU EMAIL
VOTE AQUI! | ||
|
![](https://est.no.comunidades.net/services/visitas/ct24/0.gif)
![](https://est.no.comunidades.net/services/visitas/ct24/0.gif)
![](https://est.no.comunidades.net/services/visitas/ct24/1.gif)
![](https://est.no.comunidades.net/services/visitas/ct24/6.gif)
![](https://est.no.comunidades.net/services/visitas/ct24/9.gif)
![](https://est.no.comunidades.net/services/visitas/ct24/1.gif)
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
Administração
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o acto de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.[]
Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.
A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas sub área da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.
Há autores que consideram a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc.
Não se deve confundir a gerência de uma casa ou da vida pessoal, que tem sua arte própria, porém empírica, com a administração de uma instituição. A gerência corporativa requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas, ao passo que a gerência pessoal pode ser feita por pessoas sem qualificações adicionais.[7] Como exemplo de dependência da Ciência da Administração, para funcionar de forma empresarial, estão as Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado, criadas, respectivamente, para finalidades sociais ou fins lucrativos.
Teoria Geral da Administração
Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
A Teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.
A Reação Humanística surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO). A "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a "ênfase na tecnologia".
Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.[
Obs:Continua no próximo carregamento